Alimentos Termogênicos e Seus Benefícios à Saúde

Conheça tudo sobre os alimentos termogênicos

alimentos termogênicos

Todo mundo sabe o que são alimentos termogênicos. Sua principal função é basicamente aumentar a temperatura do corpo. Nisso o metabolismo é acelerado, o que provoca um aumento considerável na queima de gordura.

É por essa razão que diversos especialistas, principalmente os nutricionistas e nutrólogos, recomendam o consumo diários de alimentos com propriedades termogênicas. O ideal é que sejam ingeridos pelo menos três vezes ao dia, de modo que se perceba efeitos positivos e mudanças, como perda de peso.

Se você tem dúvidas a respeito de quais são os alimentos termogênicos e de que forma pode inclui-los em sua dieta, nós preparamos este artigo para lhe ajudar. Confira uma lista bastante completa com todos esses alimentos e entenda de que maneira pode usá-los como aliados no emagrecimento saudável.

Alimentos termogênicos e seus benefícios

termogênicos naturais

Antes de haver suplementos termogênicos, existem os termogênicos naturais. Naturais aqui significa que eles estão disponíveis na natureza, que podem ser adquiridos se nos basearmos em uma alimentação saudável e equilibrada.

Portanto, em vez de consumir um produto com cafeína, por que não beber algumas doses de café ao longo do dia? O chá verde além de emagrecer também é uma fonte muito boa dessa substância, assim como o guaraná e seus derivados.

A canela, seja em pó ou em pau, também se apresenta como uma alternativa natural incrível, além de saborosa. Temos, ainda, o gengibre, um dos termogênicos mais poderosos que a natureza pode nos oferecer.

Se quiser um chazinho além do chá verde, o chá de hibisco também é uma opção. Por fim, alimentos como a pimenta vermelha e os que contêm ômega 3: óleo de coco, vinagre de maçã e, acredite, água gelada também são fontes termogênicas mais do que naturais. Veja a seguir especificamente sobre alguns alimentos termogênicos naturais.

Aveia

A aveia é um alimento benéfico por inúmeras razões. A principal delas é porque não é fácil de ser digerida. Por ser um carboidrato complexo, exige do sistema digestivo um trabalho mais vagaroso e aplicado para que seja convertida em aminoácidos e em glicose.

Isso exige do corpo como um todo muita energia. Essa energia acaba aumentando as taxas de queima de gordura.

Além desse benefício, a aveia é considerada benéfica também regula os níveis de açúcar e de insulina no sangue. É, portanto, um alimento super indicado para diabéticos. Como é super fibrosa, ainda promove saciedade e reduz os níveis de colesterol no organismo.

Chia e linhaça

As sementes de chia e de linhaça são alimentos que poucas pessoas conhecem ou mesmo ouviram falar. Presença forte em receitas vegetarianas e veganas, ambas são conhecidas por auxiliar a reduzir a gordura corporal, principalmente aquela que se fixa na região abdominal.

Isso só é possível porque esses alimento são termogênicos de grande potência. Outros efeitos positivos dessas sementes no organismo são: manter o indivíduo saciado por mais tempo e diminuir as ocorrências de inflamações.

Oleaginosas

Oleaginosas no geral são ótimos alimentos termogênicos queimadores de gordura. A amêndoa, em especial, tem um papel importante nas dietas de quem busca perda de peso. Quatro unidades diárias já são suficientes para fornecer uma série de benefícios em relação ao emagrecimento.

Esses alimentos são fontes essenciais de magnésio e de cálcio. Ambos minerais participam na produção do hormônio do sono, a melatonina, cuja função secundária é atuar na redução dos números na balança.

Apesar de não parecer, oleaginosas como as amêndoas possuem grande concentração de proteínas. As proteínas, tanto animais quanto vegetais, demandam do corpo muita energia para serem digeridas. Isso faz com que a queima calórica seja alto.

Pimentas

Dentre os mais famosos alimentos termogênicos para acelerar o metabolismo estão as pimentas. Isso mesmo, no plural, visto que todo tipo de pimentinha tem o poder de exigir maior queima calórica do corpo.

Todas possuem uma substância chamada de capsaicina. Ela é a grande responsável por aumentar e muito a temperatura corporal. Quando a temperatura do corpo se eleva demais, o organismo busca a energia das reservas de gordura para normalizá-la.

Gengibre

alimentos termogênicos para perder peso

O gengibre é uma das especiarias e um dos temperos mais completos em termos de auxílio à saúde. É bastante conhecido como anti-inflamatório, principalmente pela presença do composto conhecido como gingerol.

O gingerol é o grande responsável por esse alimento agir como termogênico. Além de aumentar o gasto energético do corpo, auxilia a reduzir a vontade de comer.

Canela

Junto da pimenta, a canela é um dos grandes alimentos que aceleram o metabolismo. Mas não só. Ela diminui o desejo por doces e garante saciedade por mais tempo. Não é à toa que é comum comer abacaxi com canela depois de um churrasco. A carne é de digestão demorada, mas o abacaxi auxilia nesse processo, enquanto a especiaria fornece a sensação de saciedade.

Óleo de coco

Esqueça os óleos de cozinha ou mesmo o azeite de oliva. O óleo de coco é um dos melhores óleos vegetais que você pode usar. Além de aumentar a termogênese, atua de modo positivo na tireoide.

Outro bom ponto a respeito desse óleo é que ele não é convertido em gordura quando consumido. Seus ácidos graxos de cadeia média são enviados diretamente para o fígado. Uma vez sintetizado, é transformado em energia.

Ainda assim, convém que seu consumo seja mesmo moderado. Ele é calórico, assim como o abacate e outros alimentos com gordura boa.

Chá verde

O chá verde é outro clássico dos termogênicos. Aliás, ele talvez seja o mais eficiente de todos. Em primeiro lugar porque essa bebida é fonte de cafeína. A cafeína é um estimulante cerebral natural, capaz de manter o corpo alerta e em constante estado de queima calórica mais de uma hora após sua ingestão.

Em segundo lugar, o chá verde aumenta a produção de adiponectina. Esse hormônio favorece a queima de gordura e melhora a forma como a glicose é metabolizada.

Guaraná

O guaraná, principalmente em pó, é bastante consumido no Brasil. É comum vê-lo em uma tigela junto do açaí e da banana. Contém altas doses de cafeína e de ômega 3. Esse alimento é, portanto, benéfico para tratar de câimbras, de inflamações e, é claro, para perder peso.

Clara do ovo

A clara do povo é um dos poucos alimentos termogênicos que aceleram o processo de emagrecimento e definição muscular. Sua proteína de alto valor biológico é muito eficiente na construção e na reparação dos músculos.

Consumir clara de ovo ainda faz com que o corpo naturalmente queime mais energia, o que, eventualmente, acaba fazendo com que ataque as camadas de gordura.

No geral não há nenhum tipo de precaução que se deve ter ao ingerir alimentos termogênicos. Contudo é importante nunca exagerar e nunca deixar de consultar um médico. É sempre bom, inclusive, questionar especialistas a respeito de possíveis alergias ou intolerâncias alimentares, muito comuns de aparecer em relação a termogênicos.

 

 

 

 

Fonte bibliográfica:

  • Hursel R and Westerterp-Plantenga MS. Thermogenic ingredients and bodyweight regulation. Int J Obes (Lond). 2010 Apr;34(4):659-69. Epub 2010 Feb 9.

Crédito das imagens: Freepik